News Sci/Tech Pedaço da Estação Espacial Internacional atinge casa nos Estados Unidos
0
Estação Espacial Internacional

Published :

Pedaço da Estação Espacial Internacional pode ter atingido casa nos Estados Unidos

Por History Channel Brasil em 02 de Abril de 2024 às 15:48 HS

Um pedaço de metal atingiu o telhado e atravessou dois andares de uma casa na cidade de Naples, na Flórida, nos Estados Unidos. A NASA está investigando se o artefato pode ter vindo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Suspeita-se que o objeto seja uma peça descartada de bateria utilizada na instalação que fica em órbita da Terra.

Detalhes do Incidente

A placa cilíndrica que caiu sobre a residência pesa cerca de 910g. O proprietário da casa, Alejandro Otero, relatou que "foi um som tremendo" e que o objeto rasgou a casa, fazendo um grande buraco no chão e no teto. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Origem do Objeto

Segundo a revista científica Ars Technica, o comando espacial dos EUA registrou a reentrada de um pedaço de detrito espacial sobre o Golfo do México em direção ao sudoeste da Flórida às 14h29 daquele dia. Uma plataforma de 2,9 toneladas usada para uma atualização de bateria na ISS estava programada para fazer uma "reentrada não controlada" em algum momento entre 7 e 9 de março. A responsabilidade pelo pedaço ainda não foi determinada, pois as baterias eram de propriedade da NASA, mas estavam ligadas a uma estrutura de plataforma lançada pela JAXA, a agência espacial japonesa.

Consequências e Reivindicação

Otero agora quer saber quem pagará pelo prejuízo causado pelo incidente. A Ars Technica disse que pode ser um problema complicado de resolver, dada a complexidade da situação.

  • Reactions

    0
    0
    0
    0
    0
    0

    Your email address will not be published. Required fields are marked *