News Default Clarificação da História Comum entre Cabo Verde e Portugal
0
Revolução de 25 de Abril de 1974

Published :

Clarificação da História Comum entre Cabo Verde e Portugal

O autor de uma petição em Cabo Verde está a pedir a remoção de "monumentos pró-esclavagistas e coloniais". Gilson Lopes, natural da ilha de Santiago e residente no Luxemburgo, considera que o cinquentenário do 25 de Abril é um "momento ideal" para que os dois países esclareçam a sua história partilhada.

Contexto

Cabo Verde proclamou a independência de Portugal em 05 de julho de 1975, mais de 500 anos após a descoberta daquelas ilhas por navegadores portugueses. Agora, enquanto se comemoram os 50 anos do 25 de Abril em Portugal e se aproximam os 50 anos da independência de Cabo Verde, Gilson Lopes defende que é crucial esclarecer e divulgar a história com rigor, sem prejudicar a relação entre os dois povos.

Desafios

Apesar de ter entregue a petição ao parlamento em agosto de 2021, Gilson Lopes ainda não recebeu resposta. Ele acredita que as autoridades competentes não têm interesse em debater o assunto, devido à dependência económica de Cabo Verde em relação a Portugal.

Monumentos em Questão

A petição visa a remoção de vários monumentos, incluindo a estátua de Diogo Gomes na capital cabo-verdiana, Praia, e bustos ou estátuas de "exploradores coloniais".

Memória Coletiva

Quando questionado sobre a remoção ser apagar a memória coletiva, Lopes argumenta que a história e a memória já estão documentadas e que esses monumentos devem ficar em locais próprios.

  • Reactions

    0
    0
    0
    0
    0
    0

    Your email address will not be published. Required fields are marked *